28 de set. de 2014

A PESCA MARAVILHOSA


(Lição da classe de EBD na IP do Jd. Guanabara em 28/09/14)

Lc 5:1-11
INTRODUÇÃO
                Os evangelhos registram que Jesus operou dois milagres de multiplicação de peixes na pesca de seus discípulos. O primeiro, que vamos analisar aqui, é registrado em Lucas 5:1-11 e o segundo em Jo 21:1-14.
Jesus está junto ao lago de Genesaré, que também é conhecido como mar da Galiléia (Mt 4:18; Mc 1:16) e mar de Tiberíades (Jo 6:1; 21:1), e a multidão começa a chegar mais perto. Ele vê alguns pescadores lavando suas redes e entra no barco de Pedro, pedindo que afastasse um pouco da margem. Assentando-se no barco passa a ensinar as multidões. Acabando de falar dirige-se a Simão dizendo que ele deveria jogar as redes para pescar. Pedro responde que havia tentado pegar algum peixe durante toda a anoite e não conseguira nada, porém, sob a palavra do Mestre, ele lançaria as redes. Fazendo isso, ele e seus companheiros apanham tamanha quantidade de peixes que as redes não aguentavam de tanto peso, sendo necessário dois barcos para recolher a preciosa carga, fruto de um milagre.
                Este fato maravilhoso faz com que Pedro reconheça sua indignidade e seu pecado diante do Filho de Deus e seus companheiros ficam impressionados. Jesus então o convida a ser pescador de homens e Simão Pedro passa a segui-lo juntamente com Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios na pesca.

LIÇÕES QUE O MILAGRE NOS ENSINA
1.       Deixe seus pertences e sua profissão à disposição de Jesus
Jesus escolheu o barco de Pedro para ser uma espécie de plataforma onde pudesse ensinar as multidões. Simão não se opôs, ao contrário disponibilizou sua ferramenta de trabalho, o barco que usava para pescar, para servir de púlpito para o Mestre.
               Aquilo que possuímos, na verdade não é nosso, vem das mãos de Deus (I Cr 29:10-14). Tudo o que Deus nos dá, os bens materiais e a nossa profissão, de onde tiramos o sustento para nossa família, devemos administrar como bons mordomos.
               Pense quão útil pode ser na obra do Senhor os seus conhecimentos profissionais, seus talentos e toda a bagagem de experiência que você acumulou ao longo de sua vida.
2.       Obedeça e tenha fé, por mais difícil que pareça
Mesmo tendo tentado pegar peixes a noite toda, Pedro obedece, pois era o Mestre quem estava falando. Sob a palavra de Jesus nenhuma tarefa é impossível ou demasiada difícil de realizar e sempre encontra êxito.
3.       Compartilhe a benção
Diante de resultado tão abundante, Pedro chama seus companheiros para ajudar e, naturalmente, dividiu o resultado da pesca maravilhosa com eles. Não foi egoísta, compartilhou a benção.
4.       Convença-se de que é indigno e pecador
Quanto mais perto de Deus e de sua majestade e santidade, mais indigno e pecador o homem se enxerga. Pedro percebeu com o milagre o quão pequeno seus pecados o deixavam, assim como Abraão (Gn 12:27), Jó (42:6) e Isaías (6:5).
5.       Receba a missão que Deus está te dando
Jesus declara sobre a vida de Pedro um novo propósito, uma nova direção: ser pescador de homens. Como comparar milhares de peixes com as vidas de homens, mulheres, jovens e crianças que estão carentes de ouvir a respeito de Jesus? Repare: Pedro é chamado para o discipulado após a 1ª pesca maravilhosa e após a 2ª pesca maravilhosa (Jo 21:1-14) ele é chamado ao apostolado.
6.       Dê prioridade às prioridades de Deus. Ele supre as necessidades (sustento e unção)
Aquele dia foi de decisão não somente para Simão Pedro, mas também para André, Tiago e João (veja também em Mt 4:18-22; Mc 1:16-20). Deixaram suas redes para seguir a Jesus. Não tiveram preocupação de abandonar os barcos e as redes, pois já tinham visto que Jesus providencia o sustento necessário quando assumimos as prioridades do reino. Não precisariam também se preocupar em como cumprir a missão, pois o Espírito falaria por eles (Mt 10:19; Lc 12:11,12).
Fontes: Bíblia versão Revista e Atualizada; Bíblia de Estudo NVI; William MacDonald - Comentário Bíblico Popular; Earl D. Radmacher – O Novo Comentário Bíblico; Warren Wiersbe – Comentário Bíblico Expositivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário