Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. (Hc 3:2)
A Igreja na Idade Média vivia uma crise que a afastava de Deus e a empobrecia espiritualmente. Muita influencia do paganismo, o crescimento do poder do Papa, a falta de assistência ao povo, o afastamento das Escrituras, foram alguns fatores que contribuíram para acorrentar a igreja ao misticismo, ao poder papal, à ignorância.
O esforço dos reformadores buscava uma igreja livre das superstições e misticismo, trazendo-a para perto das Escrituras. Somente o conhecimento da revelação de Deus pode livrar a igreja das crendices e mentiras. Somente pelas Escrituras o pecador enxerga a Verdade e se liberta do medo (Jo 17:17).
Os reformadores buscavam uma libertação da igreja do domínio da instituição e da autoridade do Papa, buscavam uma igreja mais dependente da autoridade de Cristo, que não tivesse medo das autoridades eclesiásticas, mas caminhassem no temor do Senhor. Somente Cristo deveria ser o centro. Somente por meio dele o pecador é salvo.
Buscaram livrar a igreja da tentativa de comprar o perdão de Deus pelas indulgências e penitências. Levaram a igreja para debaixo da graça de Deus, mais dependentes do seu amor e misericórdia e menos confiantes nas indulgências. Somente pela graça, mediante a fé, o pecador é remido do pecado (Ef 2:8).
Buscaram libertar a igreja das boas obras como caminho para a salvação. Levaram a igreja de volta para o caminho da Fé. As boas obras são uma evidência de um crente que já foi salvo e se dedica a servir a Deus e ao próximo. Não servem para conduzi-lo para Deus. Somente pela Fé o pecador recebe a dádiva da Salvação, vinda das mãos de Deus aos seus escolhidos (Rm 3:28).
Buscaram libertar a igreja da idolatria, que roubava a glória de Deus. A devoção aos santos, às relíquias, às imagens desviava o foco daquele que deve receber toda a honra. Os reformadores levaram a igreja a glorificar somente a Deus (Lc 4:8).
A reforma foi um grande avivamento promovido por Deus para libertar a igreja do misticismo, do medo, do poder papal, das indulgências, das boas obras como meio de salvação. A Reforma ensinou que somente as Escrituras revelam a Verdade, somente Cristo é o cabeça da igreja e o salvador, somente pela graça e mediante a Fé o pecador é salvo e somente Deus deve receber a glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário