Publicado no Boletim da IP Ribeira em 18/07/2010
O inverno é estação preferida de muitas pessoas. Normalmente é a época de tirarmos os casacos e agasalhos do armário. É um momento em que as pessoas parecem mais elegantes, mais bem vestidas.
Estou escrevendo este texto aqui de Curitiba onde já ouvi falar que a temperatura chegou a 4°. Hoje a previsão é de 7°. Nestas condições recorremos às jaquetas, casacos, suéteres, gorro, cachecol etc. O objetivo principal dos agasalhos não é somente proteger o corpo do frio ao redor, mas principalmente, manter a temperatura do próprio corpo, não permitindo a perda de calor natural. Acabamos então recorrendo a várias peças de roupa que vão sendo sobrepostas (o efeito cebola). Assim, acabamos nos provendo de uma espécie de “armadura” que nos protege, conservando nossas defesas naturais.
Isto nos faz pensar na armadura do cristão que o Apóstolo Paulo nos fala em Efésios 6:13-17. Ele nos recomenda usar o cinto da verdade, a couraça da justiça, calçar os pés com o Evangelho da Paz, usando também o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito.
Claro que a sua visão era de um soldado bem protegido e armado para ir à guerra contra as forças espirituais do mal (v. 12). Porém, podemos nos lembrar da “armadura” que usamos contra o frio, conservando nosso calor corporal, como uma boa ilustração do que precisamos fazer para enfrentar o nosso inimigo espiritual.
Sabemos que aqueles que entregaram suas vidas ao Salvador Jesus Cristo já são novas criaturas, não servem mais ao pecado, desenvolvem em suas vidas um novo caráter, marcado por valores morais, éticos e espirituais que identificam claramente os discípulos de Cristo: a verdade e a justiça, a devoção espiritual, o bom testemunho, a oração. Estes e outros valores nos aquecem a alma em uma comunhão fervorosa com o nosso Deus. Mas também sabemos que o inimigo quer esfriar a nossa relação com o Senhor. Ele quer congelar nossas relações fraternas dentro da igreja, quer baixar a temperatura de nosso entusiasmo com a obra de Deus.
Então, para não sermos vitimados pelo frio espiritual precisamos manter nossa alma aquecida, mantendo seu calor natural que em nós foi colocado pelo Senhor e que Ele mesmo acrescenta dia a dia. Ao mesmo tempo, com a mesma armadura, nos protegemos dos dardos inflamados do maligno (Ef 6:16).
Se você tem achado sua vida espiritual um tanto fria e até mesmo o frio do inverno afeta o seu entusiasmo, impedindo-o de estar em comunhão com os irmãos na igreja? procure proteger-se vestindo-se com louvor, calçando-se com a leitura da Palavra, abrigando-se na Casa do Senhor.
Manter a temperatura espiritual aquecida é a melhor forma de nos protegermos contra a frieza que o inimigos quer impor sobre nós. Usar o cinto da verdade, a couraça da justiça, calçar os pés com o Evangelho da Paz, usar o escudo da Fé, o capacete da Salvação e a espada do Espírito vai nos proteger dos seus ataques externos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário