16 de jan. de 2015

CURA DA MÃO RESSEQUIDA

Mateus 12.9-13; Lucas 6.6-10
Marcos 3.1-5
1 De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos.
2 E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem.
3 E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio!
4 Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio.
5 Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.
6 Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida.

INTRODUÇÃO
Jesus x Fariseus
Marcos apresenta cinco histórias de conflito de Jesus com os fariseus e demais líderes judeus em 2:1 – 3:6 e mais cinco histórias em 11:27 – 12:40. Nesta primeira coletânea:
1-    Na cura do paralítico levado por quatro homens Jesus demonstra seu poder para perdoar pecados (2:1-12);

2-    Ao comer na casa de Levi, um publicano, (2:15-17) defende sua missão: “Não vim chamar justos, e sim pecadores” (2:17);

3-    Seus discípulos não jejuavam como os de João Batista e os fariseus. Ele argumenta que seu tempo de ministério é de alegria, como de uma festa de casamento, o jejum está fora de cogitação (2:18-22);

4-    Os fariseus criticam o fato dos discípulos de Jesus terem colhido espigas no sábado para comer. Jesus usa o exemplo de Davi para ensinar que “o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado” (2:23-18)

5-    Mais uma crítica dos fariseus por causa do sábado. Agora Jesus cura um homem com a mão ressequida dentro da sinagoga no sábado. Jesus argumenta perguntando: é licito fazer o bem ou fazer o mal no sábado? (3:1-6)

O Milagre e a intenção má nos corações
Aqui os fariseus estavam aguardando mais um milagre, não para glorificar a Deus, mas para acusar a Jesus. Ao sair da sinagoga já planejavam junto com os herodianos tirar a vida de Jesus.
O Mestre percebe a intenção dos fariseus e chama o homem para o meio. Primeiro chama a atenção de todos com uma pergunta desafiadora para seus críticos. Através do milagre ensina uma lição: O sábado foi feito opor causa do homem e não o homem por causa do sábado. Melhor é fazer o bem e salvar vidas no sábado. Os fariseus alimentavam ódio e planejavam a morte no dia de sábado.
O coração duro dos fariseus deixa Jesus indignado. Ele realiza o milagre e restitui o homem a uma vida produtiva, podendo agora usar suas mãos para trabalhar, afagar sua esposa e filhos, alimentar-se etc.
O homem foi curado de sua mão ressequida, mas os fariseus insistiam em manter o coração ressequido.

LIÇÕES QUE O MILAGRE NOS ENSINA
1-    Jesus entra na sinagoga para ensinar e encontra uma necessidade ainda mais urgente. Da outra vez que entrou na sinagoga encontrou um homem endemoniado e o libertou (Mc 1:21-28);

2-    Os fariseus não entraram na sinagoga para aprender, mas para acusar, para criticar e descobrir uma falha em Jesus;

3-    Jesus chama o homem para o meio para ser visto por todos. Seu ensino foi proclamado, o milagre foi realizado à vista de todos. Os milagres devem apontar para a Palavra e para a glória de Deus;

4-    Não há nada que deixa o Senhor mais indignado do que um coração duro e cheio de incredulidade;

5-    O ódio e rancor podem levar inimigos a se unirem contra um inimigo comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário