16 de ago. de 2015

EVIDÊNCIAS DA CONVERSÃO 07 – Alegria de estar na comunhão dos irmãos

(Publicado no boletim da IP Ribeira em 16/08/2015) 

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”  (Sl 133:1)
O convertido tem prazer em estar na companhia dos irmãos em Cristo. Ao recebermos a salvação recebemos também uma família, a família da fé, a família de Deus: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus”  (Ef 2:19). Passamos a ser irmãos, pois Deus nos escolheu para sermos seus filhos: “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1:5).
Uma outra expressão que a Bíblia usa para falar da família de Deus é o “Corpo de Cristo”: “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros”  (Rm 12:4,5). Assim como no nosso corpo os membros interagem e se ajudam (tente imaginar a mão sem o auxílio do braço e do antebraço), assim também no Corpo de Cristo a ajuda mútua é indispensável, pois é assim que somos suportados e nos mantemos. Não podemos estar separados: “para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam” (1Co 12:25,26). No sofrimento ou na honra estamos juntos, esta é a mensagem que o texto quer nos passar.
Antes de nos convertemos a Igreja não fazia parte do nosso dia a dia, não entendíamos porque os crentes estão sempre na igreja. Hoje, sendo parte do Corpo de Cristo, compreendemos que esta ligação entre nós é essencial. Não é apenas uma afinidade, é uma necessidade, pois a nossa condição de membros uns dos outros nos leva a estarmos juntos.
Assim, a experiência da conversão nos conduz à convivência fraterna e essencial na família de Deus, o Corpo de Cristo, ajudando e sendo ajudado, colaborando e suportando em amor uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário