10 de out. de 2017

Salmos 1:1,2

Salmos 1:1‭-‬2 NVI
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!  Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor , e nessa lei medita dia e noite.

O Salmo 1 descreve de forma comparativa o caráter do justo e sua recompensa e o destino dos ímpios.

Ao falar do justo, descreve-o como alguém muito feliz, primeiro mostrando o que Ele não faz e depois no que ele tem prazer de ocupar o seu tempo.

Aquilo que o justo não faz é narrado de forma progressiva. Primeiro ele não anda com o ímpio, não adota e nem segue os seus conselhos, seu padrão de vida. Em segundo lugar, ele não imita os pecadores, não age como eles, não se detém nos seus caminhos. Finalmente, o justo não se assenta, não se acomoda (Romanos 12:2) de forma permanente entre os zombadores, não os acompanha nos lugares que costumam frequentar.

A segunda parte revela o que, de fato, traz satisfação ao justo, o que lhe completa e lhe faz bem: a Lei do Senhor, a Palavra de Deus, os seus desígnios. É o que ele segue, o que forma o seu caráter e permanece com ele sempre.

Para usufruir de todas as bênçãos da Palavra e receber a formação e ensino, o justo medita nela diuturnamente. Não apenas lê e toma conhecimento. Não se aproxima só para se informar, mas aplica um tempo para experimentar mudança interior. Isso o justo só consegue pelo estudo aprofundado e permanente da Lei do Senhor.

Evitando o mal e não se deixando influenciar por pecadores e procurando o aprendizado permanente na Palavra, O homem justo alcança perfeita felicidade.
Rev. Tiago Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário