Todos conhecem a história de Sansão que foi um dos juízes de Israel. Ele era muito forte, tendo o segredo de sua força nos seus longos cabelos.
Sansão fora escolhido por Deus, antes mesmo de nascer, para ser um libertador. A Bíblia conta a história do anúncio do nascimento de Sansão feito pelo Anjo do Senhor. Seus pais eram tementes a Deus e foram instruídos para consagrar aquele filho antes mesmo que ele nascesse. Ele seria um Nazireu, assumindo um voto por toda a vida e, para isso, não poderia cortar os cabelos, experimentar o fruto da videira e nem se aproximar de pessoas mortas (veja as instruções deste voto em Nm 6:1-21)
Era um tempo de sofrimento para o povo de Deus, pois estavam afrontados pelos filisteus, um domínio que durou quarenta anos. Sansão era um presente de esperança e renovação. Sua mãe era estéril e a vinda daquela criança foi um milagre. A visita do Senhor àquele casal os deixou preocupados. Manoá, o pai de Sansão, imediatamente busca a Deus em oração, pedindo orientação sobe o que fazer da criança que haveria de nascer (Jz 13:8). O anjo do Senhor aparece para ele também e se revela como tendo um nome maravilhoso (Jz 13:18). Ele finalmente desaparece de diante do casal na chama do sacrifício que eles ofereciam a Deus.
Esta história nos dá inúmeras lições. Primeiro nos ensina que em tempos de aflição Deus sempre vem ao nosso encontro para renovar as nossas esperanças e realizar milagres. A mulher que não podia ter filhos recebe a promessa da parte de Deus de que seria mãe de um grande líder em Israel que lutaria contra os opressores.
O relato também nos ensina que para termos uma vida feliz no lar precisamos consagrar nossas vidas e de nossos filhos ao Senhor, pois Ele é o único Deus. Para ouvir a sua voz, para desfrutar de suas bênçãos, para ver os seus milagres em nossa família a única coisa que precisamos fazer é nos tornarmos totalmente dEle em consagração de vida e adorá-lo com dedicação, como fizeram os pais de Sansão (Jz 13:19,20).
Outro ensino precioso aqui é o da importância da oração. Manoá procurou saber de Deus o que fazer com o seu filho (Jz 13:8). Hoje também precisamos dobrar nossos joelhos diante do Senhor para pedir direção sobre a nossa casa, sobre os nossos filhos e a educação que vamos lhes dar. O pai e a mãe que oram e buscam a orientação de Deus educam seus filhos com mais segurança, observando a direção correta que vem do alto.
Finalmente, aquele que foi anunciar o nascimento de Sansão e orientar a sua mãe para se consagrar é o que tem o nome maravilhoso (Jz 13:18). Nós o conhecemos porque Ele é “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6). É Ele, o nosso amado Salvador que vem ao nosso encontro e toma a iniciativa de nos abençoar. Ele está atento a tudo que estamos passando e agirá maravilhosamente em nosso lar, bastando apenas crer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário