25 de fev. de 2011

CAMINHANDO PARA O AVIVAMENTO

Publicado no Boletim da IP Ribeira em 20/02/11
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra”  (IICr 7:14 NVI)

Há muito que temos falado sobre a necessidade de um verdadeiro avivamento para a igreja. Quando dizemos “verdadeiro” é porque sabemos que existe um falso avivamento. Muitos crentes se enganam pensando que estão vivendo em suas igrejas um avivamento quando não passa de “animamento”, como diria o pastor Edson Queiroz. O verdadeiro avivamento não é simplesmente uma mudança na liturgia da igreja, não é acrescentar músicas “animadas” para todos se alegrarem, não é buscar emocionalismo para fazer todos chorarem. Todas estas atitudes partem da liderança da igreja e não passam de maquiagem. Posso arrumar as coisas para que o culto seja o mais emocional possível. Posso convidar cantores evangélicos profissionais que sabem “agitar” o povo e fazer todo mundo “tirar o pé do chão”. Porém, as pessoas continuarão sendo as mesmas, continuarão em suas vidas de pecado, continuarão sem disposição de ler a Bíblia, de orar, continuarão frias espiritualmente se não forem movidas pelo Espírito Santo de Deus. E quando falamos isto estamos nos referindo ao mover do Espírito que leva uma igreja ao verdadeiro avivamento.
Existe algo fundamental que precisamos entender quando falamos deste assunto: a igreja não produz o avivamento, ele vem diretamente de Deus. O Espírito Santo é quem opera as mudanças necessárias dentro de cada crente de uma comunidade que Ele que abençoar. Por isso, a parte que nos cabe é orar e se preparar para receber o avivamento de Deus.
Oração constante, busca incessante, consagração total de vida, abandono do pecado, interesse pela Palavra, testemunho pessoal, são alguns passos necessários. Se queremos ver o Espírito realizar um avivamento de verdade precisamos estar dispostos a pagar o preço. A mudança começa em mim e parte para além.
Como os discípulos no Cenáculo, continuemos a orar e vigiar. Haverá um dia quando o Espírito Santo encherá o seu povo de poder para testemunhar, intrepidez para pregar e atrairá a muitos para serem evangelizados e se converterem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário