Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim? (1 Rs 1:6)
Davi foi um rei exemplar, realizou muitas conquistas, foi amado por seu povo e ficou conhecido como um homem segundo o coração de Deus (At 13:22). Da sua descendência nasceu Jesus, conhecido como “Filho de Davi”, um título messiânico daquele que reina para sempre (Lc 1:30-33). Davi, no entanto, não era perfeito. Na história da sua família encontramos adultério, poligamia, incesto, assassinato, perseguição entre irmãos.
Quando já estava estabelecido como rei vitorioso, Davi cobiçou e cometeu adultério com Bate-Seba, a mulher de Urias, um soldado do seu exército que estava em batalha (2Sm 11:1-5). Também arquitetou um plano e conseguiu matar Urias (2Sm 11:14-24).
Davi teve oito esposas, várias concubinas e mais de 20 filhos. Deixou um mal exemplo para seus filhos. Salomão, seu filho com Bate-Seba, teve 700 mulheres e 300 concubinas. Essas mulheres fizeram Salomão desviar (1Rs 11:3). Se queremos ajudar nossos filhos a construir famílias bem estruturadas, precisamos deixar para eles um bom exemplo.
Uma outra dificuldade vamos encontrar no relacionamento com os filhos. Davi era um pai que não chamava seus filhos à responsabilidade, não colocava limites (veja 1Rs 1:6). Vemos que seu filho Amnom cometeu incesto com sua irmã Tamar e o máximo que Davi fez foi ficar irado, não tomou nenhuma atitude para disciplinar Amnom (2 Sm 13:1-22). Os filhos precisam de limites, precisam saber claramente o certo e o errado e as consequências de seus atos. Sem exageros, os pais devem cria-los na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef 6:4).
O episódio com Amnom e Tamar envolveu outro filho, Absalão que muito se revoltou e criou ódio contra seu irmão pelo que ele fez. Culminou com Absalão matando Amnom e depois fugindo (2 Sm 13:23-39). Davi não corrigiu Amnom, não consolou Tamar e desistiu de Absalão. Não promoveu perdão e reconciliação.
Absalão ficou no exílio por três anos (2 Sm 13:38), mas Davi não o perdoou. Quando voltou ficou dois anos em Jerusalém e não foi recebido pelo pai (2 Sm 14:28). Quando finalmente o reencontro acontece, Davi somente lhe beija (2 Sm 14:33). Ele acabou perseguido pelo próprio filho. Uma batalha envolvendo o exército de Davi contra Absalão vai culminar na morte desse (2Sm 18:9-18).
Vemos vários erros na vida de Davi como pai que podemos evitar. Assim, aprendemos a importância do bom exemplo diante dos filhos, a necessidade da disciplina que estabelece limites, do diálogo, do perdão e saber administrar conflitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário