E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. (Lc 2:52)
Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, fez-se como um de nós e tinha em si duas naturezas: era perfeitamente Deus e perfeitamente homem, mas sem pecado. Como todo homem, Jesus teve também uma família. Não era uma família rica, ao contrário, Maria, sua mãe, era uma jovem humilde (Lc 1:4), José era um carpinteiro, que muito provavelmente ensinou a profissão ao seu filho (Mt 13:55).
Era também uma família que procurava cumprir a Lei do Senhor e instruiu a Jesus com palavras e exemplo. Cumprindo o que diz a Lei, levaram Jesus, o seu filho primogênito, ao oitavo dia de vida, para ser consagrado (Lc 2:21-24; Ex 13:2; Lv 12:3). Também iam todos os anos a Jerusalém celebrar a Páscoa (Lc 2:41). Quando fez 12 anos, teve oportunidade de ouvir os doutores da Lei e também de os interrogar (Lc 2:46). Esse interesse veio, com certeza, porque a família de Jesus cumpria o que a Palavra nos ensina em Dt 6:4-9, 20.
A família de Jesus não se fechava em si mesma. eles se relacionavam com outras famílias judias (Lc 2:44). Tinham comunhão com Deus e também com os outros servos do Senhor e incluíam Jesus na comunhão do povo de Deus. Quanto mais tempo a criança e o adolescente passa em companhia dos que são do Senhor, mais bem influenciada será a sua vida.
Também a família de Jesus demonstrou amor e cuidado com ele. No episódio em que ele se perde dos seus pais (Lc 2:43), eles não descansaram enquanto não o acharam (Lc 2:44-46). Quando o encontraram declararam o quanto estavam aflitos (Lc 2:48). A mãe e o pai cuidadosos querem saber sempre onde estão e com quem andam os seus filhos.
José e Maria eram fiéis ao Senhor e procuravam cumprir a Lei, seguiam os costumes ordenados e tinham comunhão com o povo de Deus. Assim, Jesus crescia de forma completa (Lc 2:52), intelectualmente (em sabedoria), fisicamente (estatura) e espiritualmente (em graça). Nossos filhos não precisam somente ser bem alimentados e receberem cuidados com a saúde. Não basta providenciar uma boa escola. Mais importante de tudo é dar uma boa educação dentro de casa, com um bom exemplo, seguindo os valores da Palavra de Deus para que cresçam em Graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário