26 de mai. de 2018

APRENDENDO COM AS FAMÍLIAS DA BÍBLIA - JÓ

Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente (Jó 1:5)

O livro de Jó inicia fazendo a apresentação do personagem principal e dele diz que era homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1:1). Ficamos sabendo logo de cara que tipo de pessoa era Jó, seu caráter o credencia como pessoa correta, que se esforça para manter-se íntegro.

Jó era um homem rico, possuía muitos rebanhos e muitos empregados, sendo ele o maior do oriente (Jó 1:3). Deixaria para seus dez filhos uma bela herança. No entanto, o mais precioso que de fato deixou, foi um legado de honestidade, justiça e temor a Deus. Sua riqueza não foi adquirida com falcatruas, corrupção ou injustiça.

Jó também deixou para seus filhos um legado de temor a Deus, exemplo de submissão à soberania divina (veja Jó 1:20,21). Seus filhos observaram o relacionamento que seu pai tinha com Deus e esse exemplo passou para as futuras gerações.

Percebemos que a família de Jó tinha uma rotina alegre e que eram unidos. Os irmãos promoviam festas nas casas uns dos outros e convidavam suas irmãs (Jó 1:4). Após os banquetes Jó os reunia e fazia com que se purificassem (Jó 1:5). Tinha cuidado com a vida espiritual dos seus filhos. Não queria que eles estivessem em falta com o Senhor. Pais tementes a Deus ensinam seus filhos o mesmo temor e santificação.

Jó sentia a responsabilidade diante de Deus por seus filhos. De madrugada oferecia sacrifícios por eles, pois pensava que pudessem ter pecado e ofendido o Senhor. Essa era uma atitude constante (Jó 1:5). Ele era um verdadeiro sacerdote em seu lar. Pais tementes a Deus oram incessantemente por seus filhos e investem tempo em abençoa-los com fontes de edificação, lendo a Bíblia e orando com eles desde a mais tenra idade.

Jó deixou um legado para os seus filhos pelo seu exemplo. Ensinou-os a agradar a Deus e a se santificarem. Assumiu a responsabilidade diante do Senhor por seus filhos, provendo a edificação do seu lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário