25 de jan. de 2017

MEDITAÇÕES NOS DEZ MANDAMENTOS - 10º Mandamento

Êxodo 20:17 NVI
“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”

O decálogo fecha com um mandamento que não se refere a um ato, mas a uma intenção, algo que acontece no interior de cada um. Ali, no íntimo, iniciam-se todos os pecados (Tiago 1:13-15). Por isso é tão importante cuidar daquilo que abrigamos em nosso pensamento, ocupando nossa mente com o que é verdadeiro, justo, de boa fama, puro... (veja a lista completa em Filipenses 4:8).

Se o sétimo mandamento proíbe o adultério, o décimo proibe o desejo sobre a mulher do próximo. Jesus ampliou esse entendimento ensinando que a Lei vai além da letra. Não apenas o que fazemos pode prejudicar o próximo e nossa relação com Deus, mas também os nossos sentimentos interiores ou o desprezo que nutrimos contra alguém (Mateus 5:21,22; 27,28).

O apóstolo Paulo nos lembra que o amor é o cumprimento da Lei (Romanos 13:8-10). Quem ama não mata, não cobiça, não fala mentiras contra o próximo. Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e com todas as nossas forças e ao próximo como a nós mesmos, são os maiores mandamentos, segundo o nosso Mestre (Marcos 12:28-31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário