Êxodo 20:1-6 NVI
E Deus falou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor , o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. “Não terás outros deuses além de mim. “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor , o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
A expressão "o Senhor teu Deus" aparece cinco vezes na promulgação dos dez mandamentos, lembrando ao povo a aliança que fizeram com o Senhor e fazendo-os viver em fidelidade, reconhecendo em gratidão o quanto Ele fez com seu poder por eles.
Não existe a possibilidade de Deus dividir seu trono com outra divindade. Se Ele é eterno e todo poderoso, é também único.
O ídolo pode ser de pedra, de madeira ou metal, representando uma divindade, pessoa ou animal. Porém, estamos sujeitos a transformar em ídolo tudo aquilo ao qual dedicamos tempo e energia. Tudo pelo qual fazemos sacrifícios, amando e servindo. Os homens e mulheres se cercam de ídolos o tempo todo, servindo ao dinheiro, ao status, carreira, trabalho, bens materiais ou outras pessoas (pais, filhos, conjuge, namorado(a)). Sempre que uma dessas ou outras coisas ou pessoas assumem domínio sobre nossas vidas, nossa fidelidade a Deus se vê ameaçada. Se o amamos e temos com Ele uma aliança, Ele sempre ocupará o trono do nosso coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário