Êxodo 20:14 NVI
“Não adulterarás."
O sétimo mandamento, assim como o quinto, visam preservar a harmonia familiar. Os filhos devem honrar os pais (Êxodo 20:12), os pais devem honrar os filhos (Efésios 6:4) e os cônjuges devem honrar um ao outro. A fidelidade no matrimônio é o alicerce da vida conjugal.
O adultério começa com um olhar e os olhos, guardando intenções impuras, podem condenar todo o corpo. (Mateus 5:27-30).
Vivemos em uma sociedade sensualizada, que incita a busca do prazer individual, a experiência das emoções, de forma irresponsável, desconectadas de sentido ético. Basta lembrar o crescimento da industria pornográfica e a facilitação dada pela internet na produção de desejos, promovendo a ditadura do corpo. Saber controlar os desejos impróprios para não ser dominado por paixões desenfreadas é uma questão que envolve diretamente a relação com Deus pois Ele nos chamou para uma vida de santidade (leia 1Tessalonicenses 4:1-8). O rei Davi experimentou na própria pele as consequências amargas de um olhar lascivo não dominado (2Samuel 12:13,14).
Para cumprir o sétimo mandamento é necessário manter em honra e respeito a relação conjugal, visando preservar a família. Lembrando que a mesma é estabelecida a partir do casamento e não antes dele. Envolve auto controle sobre o corpo, as intenções impuras, o olhar lascivo o desejo plantado em meio às facilidades de uma sociedade abarrotada de promiscuidade e individualismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário