Êxodo 20:12 NVI
“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor , o teu Deus, te dá"
Aqui iniciam os mandamentos que se referem às relações com os outros, após a sessão dos que se referem à nossa relação com Deus. Essa parte começa com um mandamento ligado às relações familiares.
Deus sabe que a família estando harmonizada, tendo sua estrutura preservada, tudo mais ao redor caminha bem. As primeiras pessoas que aprendemos a nos relacionar são os nossos pais.
Honrar o pai e a mãe é sinal de gratidão, significa cuidar, estimar, demonstrar respeito. O povo foi ensinado também a ficar de pé diante do mais velho, honrando o ancião (Levitico 19:32). Diante de uma sociedade competitiva e desumanizada como a nossa, isso parece não ter nenhum valor.
Desde a revolução industrial, o mais importante é a capacidade de produzir. Assim, a juventude e vitalidade são supervalorizados. A beleza é ditada por futeis padrões e o que exibe suas rugas, sinal de sua experiência de vida, já não tem lugar.
O apóstolo Paulo acrescenta que honrar os pais é obedece-los (Efésios 6:1), destacando que esse é o primeiro mandamento com promessa.
Esse mandamento é uma adaptação dos dois primeiros. A autoridade paterna ensina a criança e o jovem a reconhecer a autoridade de Deus. Quem aprende a honrar os pais, saberá honrar a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário