Êxodo 20:15 NVI
“Não furtarás"
Todo furto ou roubo é um ato egoísta. Pode ser motivado por inveja, cobiça ou mesmo por necessidade, mas em nenhum caso é justificável.
Existem formas violentas e não violentas de furto ou roubo. Quando governantes impõem taxas e impostos exorbitantes estão quebrando o oitavo mandamento. Quando sorrateiramente se apoderam do dinheiro público em falcatruas e pratica de corrupção. Quando patrões oprimem seus empregados deixando de pagar, atrasando o que serve de sustento ao trabalhador ou pagando salario injusto (Deuteronômio 24:14,15). Emprestar com usura, extorquindo o próximo (Ezequiel 18:3; 22:12). Quando o cidadão sonega taxas e impostos devidos ao governo (Romanos 13:7). O comerciante que usa balança enganosa (Provérbios 11:1).
Nossos bens materiais devem ser adquiridos com o nosso trabalho e não com furto ou roubo e não apenas para deleite pessoal, mas também para ajudar o necessitado (Efésios 4:28). Não acumulamos tesouros na terra que podem ser roubados, preferindo os tesouros no céu (Mateus 6:19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário