16 de jan. de 2021

SÉRIE DISCIPULADO: 01 - QUERO VER A JESUS

Seguiram os onze discípulos para a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. (Mateus 28:16,17)

Os discípulos viram Jesus já ressuscitado. Esse encontro trouxe muita alegria e eles tiveram logo o desejo de adorá-lo. Muitos discípulos tiveram o privilégio de ver a Jesus pessoalmente, com os olhos da carne. Maria Madalena foi a primeira a ver Jesus ressuscitado (Jo 20:15,16). Muitos o viram subindo aos céus (At 1:9-11). Estevão viu Jesus assentado no trono ao lado de Deus (At 7:55,56). Os gregos pediram para ver a Jesus e conseguiram (Jo 12:20,21). 

Precisamos tomar alguns cuidados para ver Jesus. 

1. Ter a vida transformada por Ele. Algumas pessoas o conhecem, mas não tiveram a experiência de conversão. Judas é um exemplo. Ele andou com Jesus, mas roubava da bolsa dos apóstolos e, no final, traiu o Mestre (Jo 12:6). Ver a Jesus é conhecê-lo de perto, ser impactado pela sua pessoa e não apenas ter informações sobre Ele.

2. Não olhe para o sucesso dos ímpios, isso pode levá-lo a tropeçar na inveja e ódio e se desviar do objetivo santo. “Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos”. (Salmos 73:1-3). 

3. Olha para Jesus e conheça-o dia a dia. Conhecer a Deus é um ato progressivo e contínuo. Veja o que Paulo declarou depois de anos de comunhão e intimidade com Cristo: “Sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas as coisas, para que possa ganhar a Cristo…” (Leia Filipenses 3.8,10-12).

4. Mantenha o foco em Jesus, continue confiando. “E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!” (Leia Mateus 14:28-31).

5. Olhe para as pessoas como Jesus olhou. Elimine o olhar de repreensão, de julgamento, de condenação. Olhe com amor e misericórdia, como Jesus fez com o jovem rico: “E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me” (Marcos 10:21).

Quem tem a vida transformada por Jesus, tem desejo de adorá-lo, não olha para os ímpios, conhece a Jesus dia a dia, mantem o foco nEle e segue confiando, olha as pessoas como Jesus olha, com misericórdia e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário