16 de jan. de 2021

SÉRIE DISCIPULADO: 06 - O DEUS DE TODA GRAÇA

A palavra “graça” possui uma série de significados na Bíblia. No AT ela é traduzida da palavra “hên” no hebraico, que significa favor, inclinação. É usada quando alguém obtém o favor de outra pessoa (veja o caso de José - Gênesis 39:4)

No NT é traduzido do grego “charis” que significa favor que promove o bem estar, gratidão, bondade. Dessa palavra deriva outra também muito usada no NT que é “charisma” – dádiva graciosa, doação, dom. Designa os dons espirituais. 

A graça de Deus é demonstrada de forma mais clara na salvação. Deus nos deixou um importante ensino por meio do apóstolo Paulo: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos. (Efésios 2:4,5). A graça que opera por causa do amor, a partir da misericórdia, promovendo salvação e justificação por intermédio de Jesus Cristo (Romanos 3:23,24).

Encontramos também no NT graça como capacitação que Deus dá aos seus servos: Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo (Atos 6:8). Somos enviados a pregar o Evangelho e somos revestidos de graça e poder para cumprirmos a missão. A graça também se manifesta naqueles que ouvem a mensagem, como aconteceu em Antioquia. Barnabé foi enviado àquela nova igreja e se alegrou vendo que a graça de Deus atuava sobre todos ali: Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor (Atos 11:23).

Deus atua com graça na escolha que Ele faz daqueles que o irão servir, como aconteceu com Maria, escolhida para ser mãe do salvador: Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus (Lucas 1:30). Não significa aqui que Maria tinha qualidades que a habilitaram, mas sim que ela foi agraciada com o privilégio de se tornar a mãe de Jesus.

Deus dispensa graça e favor sobre nós para nos salvar, nos fortalecer, nos capacitar. Ser agraciado é um privilégio, traz alegria ao coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário