16 de jan. de 2021

SÉRIE DISCIPULADO: 03 - COMO LIDAR COM A DÚVIDA?

Seguiram os onze discípulos para a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. (Mateus 28:16,17)

Os quatro evangelistas fazem menção aos momentos de dúvida e incredulidade que surgiram entre os discípulos. Mateus nos diz que os discípulos o adoraram, mas alguns duvidaram. Marcos registra que os discípulos não acreditaram no testemunho das mulheres que foram ao sepulcro e nem no testemunho dos dois que encontraram o Mestre ressuscitado no caminho para Emaús (Mc 16:11,12). Por isso foram censurados por Jesus por causa da sua incredulidade e dureza de coração (Mc 16:14). Lucas nos diz que os discípulos ouviram o testemunho das mulheres, mas era como um delírio e não acreditaram (Lc 24:11). Ele também nos conta que Jesus se colocou no meio dos discípulos, quando ouviam o testemunho dos dois que o encontraram no caminho, mas eles pensavam que era um espírito. Foi preciso que tocassem nele para poderem acreditar (Lc 24:37-40). Finalmente, João registra a dúvida de Tomé, que não estava com os demais quando Jesus apareceu na casa onde estavam reunidos. Foi preciso que o Senhor voltasse a aparecer para que Tomé pudesse vê-lo e tocá-lo e, finalmente, crer (Jo 20:24-29).

Todos nós temos dúvidas em diversas situações. Dúvidas sobre decisões importantes, dúvidas sobre coisas corriqueiras do dia a dia, dúvidas sobre a direção a tomar ou sobre o que falar. Não raro, somos tentados pelo inimigo a duvidar do amor de Deus, do seu cuidado, da sua providência. Nesses casos, a dúvida conduz à incredulidade. 

Precisamos sempre de sabedoria para agir, para falar, para decidir. Tiago nos diz que se pedirmos sabedoria a Deus Ele nos concede e não nos impede, mas devemos pedir com fé, pois o que duvi’da é como a onda do mar agitada pelo vento (Tg 1:5,6). Nesse caso, precisamos pedir como o pai do menino endemoniado diante de Jesus: “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Marcos 9:24). 

É normal ter dúvidas. Duvidamos porque não sabemos de tudo, duvidamos quando não adquirimos certeza, quando os fatos estão nebulosos. O problema é quando descremos da Palavra de Deus e ficamos presos na dúvida. Os discípulos haviam ouvido a palavra do Mestre alertando sobre a sua morte e ressurreição (Mc 10:32-34), mas só viram a morte, não lembraram que ele ressuscitaria. É muito importante conhecer a Palavra em profundidade, estudá-la e guardá-la no coração para aplicá-la no momento certo. 

Assim, para lidarmos com as dúvidas, precisamos confiar nas promessas de Deus, procurando conhecê-las na leitura da Palavra. É importante recebê-las, purificando-nos de toda impureza (2 Co 7:1). Também é fundamental a submissão total à vontade de Deus. Ele tem o melhor para nossas vidas. Devemos confiar sem reservas, vendo além dos olhos materiais (veja o exemplo do moço de Eliseu – 2 Rs 6:16,17).

A Palavra de Deus é nossa maior aliada na luta contra as dúvidas. Nela encontramos as promessas de Deus, o ensino sobre a sua providência, seu amor e cuidado. Leia a Bíblia todos os dias e seja fortalecido na fé, protegendo-se contra as dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário