16 de jan. de 2021

SÉRIE DISCIPULADO: 05 - O DEUS DA PROVIDÊNCIA

E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Jesus, aproximando-se, falou-lhes (Mateus 28:17,18)

Jesus chamou seus discípulos, conviveu com eles em comunhão, ensinou-lhes os valores do Reino. Eles o viram, reconheceram e o adoraram. Alguns tiveram dúvidas, mas todos foram convencidos da sua ressurreição. Jesus os amava e os preservou para que pudessem se tornar os líderes da igreja. 

Todos nós passamos por lutas, provações, perseguições e angústias, porém, Deus cuida de nós, e, na sua providência, nos preserva e nos restaura.

Grande parte do sofrimento que passamos é consequência do pecado que entrou no mundo com Adão e Eva. Sofremos por causa dos pecados dos outros. Veja o exemplo de José, que foi odiado por seus irmãos (Gn 37:4,8), desprezado, foi jogado numa cisterna (Gn 37:24), vendido por eles como escravo (37:27,28). Sofremos por causa do nosso próprio pecado. O adultério destrói a família, o ódio cria inimizades, gera agressão, a mentira gera desconfiança. Algumas pessoas sofrem a ação direta do inimigo nas suas vidas. Vejam o exemplo do endemoniado gadareno (Mc 5:1-14). Satanás pode atormentar com doenças (Mateus 9:32,33), cegar e controlar a vida dos incrédulos (2Co 4.4; Ef 2.1-3).

Deus muitas vezes permite a aflição, mas Ele não é o gerador do mal (Tg 1:13). Ele providencia o nosso bem. Estevão, primeiro mártir da igreja cristã, em seu sermão às autoridades judaicas, antes de ser apedrejado, citou vários personagens do Antigo Testamento. Falando de José, ele diz que Deus o livrou de todas as aflições (At 7:10). Deus não tira as aflições da nossa vida, mas nos livra delas. No mesmo versículo diz que Deus deu a José graça e sabedoria. Com isso José conseguiu discernir os sonhos, descobrir solução para o problema da fome, entender o plano de Deus em relação aos seus irmãos. O Senhor também providenciou mudança de vida, elevando-o à condição de governador de todo o Egito, depois de muito tempo de paciente espera. Assim, a providência divina nos livra dos perigos, nos capacita para enfrentar os problemas, muda a nossa sorte.

José foi fiel o tempo todo. Não se rendeu aos apelos insistentes da mulher de Potifar. Saiu correndo para não se comprometer (Gn 39:10-12). Na prisão interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro (Gn 40:7-19). Deus nos guarda com sua providência, mas precisamos obedecê-lo, como fizeram José e Maria, fugindo para o Egito (Mt 2.13), ou a igreja de Antioquia, separando Paulo e Barnabé para a obra missionária (At 13:2,3).

O sofrimento pode vir por causa do pecado dos outros ou do nosso. O Senhor nos livra de todas as aflições, nos capacita para a batalha e muda a nossa sorte. Quando somos fiéis e obedecemos, o Senhor age em nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário